domingo, 8 de dezembro de 2013

A Hospedeira - livro

Título: A Hospedeira (Brasil) ou A Nòmada (Portugal)

Autora: Stephenie Meyer

   A obra "A hospedeira" é - ao mesmo tempo - ficção científica e romance, criação da escritora Stephenie Meyer autora da série Crepúsculo que fez muitíssimo sucesso no Brasil. “É explorado o amor pela comunidade, pela família, pelo próprio “eu”, o amor romântico e o amor platônico”. Também é abordado o significado de "ser" humano. Faz-nos refletir sobre o que é Bom e o é Mal, nos faz rever nossos pensamentos sobre a possibilidade de existir vida inteligente em outros planetas, até onde a maldade humana pode chegar, o que um ser humano pode fazer quando em situação de perigo. Faz-nos refletir sobre a monstruosidade humana com a mesma espécie e com outras formas de vida. Mas, acima de tudo, nos faz perceber que existem pessoas que amam e que podem mudar.

* * *
* *
* * *

   O romance se passa no “presente”. Nosso planeta Terra foi dominado por vida extraterrestre diferente – vida extraterrestre que de depende de um hospedeiro para sobreviver. São chamados de “almas” pelos humanos.
   Os humanos, por serem formas de vida inteligentes, tornaram-se hospedeiros desses extraterrestres (as almas). Seus corpos humanos são dominados assim como suas mentes. Poucos humanos conseguiram fugir. 
   
   No início Melanie Stryder, uma humana fugitiva, é capturada pelas almas e seu corpo é designado para Peregrina (uma das almas). Melanie não se deixa ser dominada completamente pela alma, recusando-se a desistir de sua mente. 

   Peregrine já viveu em oito planetas, e em cada planeta viveu apenas uma vez em um hospedeiro, assim teve oito vidas. Agora vive sua nova vida como humana na Terra. Todas as almas possuem uma espécie de “chamado”, uma função na sociedade. O “chamado” de Peregrina é ser contadora de histórias, já que viveu em muitos planetas.

   Ao pedido da Buscadora, Peregrina por longo período luta contra sua hospedeira tentando, sem sucesso, informações sobre o local em que os outros humanos estão escondidos. Assim, é aconselhada pela Buscadora a trocar de hospedeiro. Peregrina se nega.

   A cada dia que passa a Buscadora persegue Peregrina em busca de mais informações, tornando-se muito irritante. 

   Peregrina não vê sucesso em sua luta contra a mente de sua hospedeira, tem muito medo de ser dominada, e não tem interesse em trocar de corpo. Dessa maneira, ela viaja em busca de seu Curandeiro para ter uma opinião. E a Buscadora também decide ir. 

   Como o corpo de Melanie é fraco nas viagens de avião, tendo muitos enjôos, Peregrina decide viajar de carro. A Buscadora, por ser muito apressada, decide ir de avião.

   Melanie ocupa a mente de sua invasora com memórias dos homens que ama: Jared (seu namorado) e Jamie (seu irmão). Peregrina acaba não resistindo a essas memórias e, assim, amando esses dois homens intensamente.

   Durante o percurso da viagem Peregrina acaba seguindo os conselhos de Melanie e seguindo outro rumo. Não vai mais ver seu Curandeiro e sim procurar por Jared e Jamie. Melanie acredita que Jared e Jamie estão no esconderijo de seu tio Jeb, mas não sabe a localização desse esconderijo, mas tem pistas. Assim, Melanie mostra as informações que têm a cerca desse esconderijo e Peregrina segue viagem no deserto. Depois de longa viagem ambas passam fome e sede no deserto e acabam desacreditando que exista um esconderijo no deserto. Peregrina acaba desmaiando, devido a sede e a fome. 

   O tio Jeb encontra Peregrina desmaiada no deserto, mas acredita ser Melanie. Coloca a lanterna nos olhos de Peregrina, o que reflete o tom prateado dos seus olhos, característica que denúncia as almas. 

   Jeb leva Peregrina até o esconderijo. A maioria não a aceita, e pedem que a matem. Mas, Jeb tem esperança, até mesmo da a ela um apelido: Peg. Jamie começa a amá-la como irmã, e não consegue perceber a diferença entre Melanie e Peregrina. 

   Jamie sofre um acidente com uma faca. O que o leva a ter uma infecção. Os humanos não têm nenhum antibiótico e a cada dia Jamie piora. Peg com Jared fogem do esconderijo em busca da medicação das almas para Jamie. Conseguem e curam Jamie. Assim, aos poucos as pessoas no esconderijo começam ter confiança em Peg.

   A história se torna um belo triângulo amoroso. Peg é totalmente apaixonada por Jared, mas Jared não a corresponde, pois é apaixonado por Melanie. Ian se apaixona por Peg e ela também se apaixona por ele. Mas, Peg fica divida entre amar Jared e amar Ian. 

   Quase no final da obra Peg ensina aos humanos como tirar as almas dos corpos das pessoas, sem ferir os humanos e sem ferir as almas. Decide que não quer mais ser um parasito, quer deixar livre Jared para Melanie. Combina com o Doutor (Doc) que depois de deixar o corpo de Melanie quer ser morta, fazendo-o prometer.

   O Doutor descumpre sua promessa e não mata Peg. Com a ajuda de outras pessoas o Doutor insere Peg em outro corpo. Um corpo que depois do procedimento de retirada da alma não conseguiu ter sua mente de volta.

   O novo corpo de Peg é muito pequeno, delicado, com cabelos dourados, pela clara e com sardas. É tão frágil que não consegue fazer as mesmas tarefas que fazia com o corpo de Melanie. As emoções também são novas, Peg agora se sente tímida. Uma emoção que não existia no corpo de Melanie.

   No finalzinho, Peregrina sai numa incursão na sociedade em busca de alimentos e medicamentos, com Jared, Melanie, Ian e outros membros e, encontram no caminho com mais pessoas, que eles acreditaram ser Buscadores, posteriormente percebem que  esses com quem se encontraram não são Buscadores mas sim humanos, e entre esses humanos a outra alma.

* * *
* *
* * *



  Júlia Upjohn

Um comentário: